Conheça a nossa proposta para o ensino do Yoga.

O que é uma Escola-Lazer?

Escola-Lazer, escola como “scholé” (grego) significa um  local onde as pessoas fazem o melhor uso do tempo livre para contemplação e concentração com o objetivo do conhecimento sobre seu ser,  buscar o auto-conhecimento para chegar  a realização do” Sat-Chit-Ananda” – Verdade-Conhecimento-Felicidade.

O Yogaluz Escola-Lazer se inspira no conhecimento das importantes escrituras antigas  Yoga Sútras de Patánjali, Hatha Yoga Pradipika e nos Vedas, que são consideradas Patrimônio da Humanidade, como fontes de referência para a formação integral do ser humano através da prática psicofísica, estudo e arte.

Proposta pedagógica Yogaluz Escola-Lazer

O Yogaluz é a primeira escola de yoga do Brasil com uma proposta pedagógica . Em nossa proposta o Yoga, objetiva preparar a mente para o auto-conhecimento e o Vedanta  revelar a natureza do Eu, de modo que os valores éticos  propostos por Patanjali  no “Yogas Sútras de Patanjali”se fazem presentes para a manutenção da ecologia pessoal e social.

Veja os elementos que utilizamos em nossa proposta pedagógica:

Concepção de base –  nesta  o professor passa a ser um orientador/facilitador pedagógico e ensinar significa orientar, estimular, relacionar, é portanto mais que simplesmente informar.

Objetivo educacional  levar aluno e professor a ação-reflexão-ação para a auto realização/auto-conhecimento.

Conteúdo – a proposta pedagógica do Yogaluz Escola-Lazer tem por  base a filosofia do Yoga, fundamentada nas mais importantes escrituras indianas como os Yoga Sútras de Patánjali, a Hatha Yoga Pradipika  e os Vedas, e destas derivam  três pilares de ação que favorecem o crescimento integral do ser humano e da sociedade: práticas psicofísicas, estudo teórico e arte expressa na música e dança indianas.

 Abordagem  como elemento da proposta  se traduz em  Hatha-Yoga propriamente dito e suas diferentes modalidades como Jayaprána, Ashtanga,  e Hatha Gestantes.

 Técnicas de ensino  são entendidas como experimentação, o aprender fazendo, onde o professor como orientador conduz o aluno para a concentração na ação e deixa claro que cada corpo é único  e deve ser respeitado. Com a experimentação abre-se a possibilidade para introduzir posturas alternativas, variações para auxiliar o aluno em seu aprender fazendo.

Recursos didáticos  traduzidos em textos, palestras,  props,  tapetinho, kirtans, cursos,  entre outros.

Avaliação médica

O Yogaluz Escola-Lazer entende que a questão da saúde e bem estar deve receber atenção privilegiada, sendo assim aos alunos  solicita-se o preenchimento do formulário Anamnese, cabendo  aos  professores orientá-los quanto a possibilidade de  lesões e de como evitá-las.

Namastê,

Ana Cristina da Luz.