O Yogaluz em parceria com o CEBB Floripa (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) convida todos a participarem do Grupo de estudos budistas sob a orientação do Lama Padma Samten .

Regularmente em nossa escola aos domingos das 19:30 às 22:00.

Participação aberta e gratuita a todos,
budistas ou não budistas.
PROGRAMAÇÃO :
* Das 19:30 às 20:30 – Meditação – Facilitadores: Diego e Milene (Whatsapp: 98813-7903)
“Reconhecendo com profundidade e sabedoria o que de fato estamos fazendo e a forma de ação que estamos usando, poderemos nos direcionar para agir como geradores de equilíbrio e felicidade”
— Lama Padma Samten

Meditação é uma prática simples que permite a familiarização com a mente e o coração. Ao chegar, você receberá breves instruções de corpo, energia e mente.

* Das 20:30 às 22:00 – Grupo de Estudos – Os Doze Elos da Originação Dependente – Facilitador: Hector (Whatsapp: 99901-5384)
“Durante a vida, temos a sensação de sermos um pouco como equilibristas em um circo, muitos pratos girando. De vez em quando cai um, mas conseguimos desenvolver bem essa habilidade. Quando o prato de uma ponta está quase caindo, corremos, o endireitamos e voltamos para os outros pratos, e assim vamos. Quando estamos imersos neste processo, não conseguimos determinar como tudo começou. Também não entendemos em que direção isso vai. Não queremos que tudo se repita, mas tudo segue girando, independente da nossa vontade.
(…)
O Buda passou a manhã seguinte à sua completa liberação analisando como os seres, apesar de manifestarem a natureza divina, ficam presos [no ciclo de mortes e renascimentos]. Ele, então, percebeu que essa experiência é montada através de doze etapas. Essas etapas são sucessivas, causais, uma serve de substrato para a próxima. Trata-se de um processo encadeado, no qual nos enroscamos progressivamente até a sensação de sofrimento. Não importa qual a categoria de sofrimento, o processo é sempre o mesmo: nós vamos tomando bases sucessivas, estamos em uma base, olhamos as coisas de certo jeito e estruturamos uma nova base. A partir dessa nova base, temos uma sucessão de experiências e estruturamos a base seguinte. Este procedimento vai indo sucessivamente e tem doze etapas, que também chamamos de elos ou shadayatanas. Por outro lado, da mesma forma que estas bases podem ser montadas, também podem ser desmontadas, revertidas. O Buda caminhou mentalmente do primeiro ao décimo segundo elo, e retornou do décimo segundo ao primeiro. Ele percebeu, então, que nós construímos as experiências caminhando numa direção, e as desmontamos, dissolvemos, na direção oposta.”
— Lama Padma Samten
“Os Doze Elos da Originação Dependente” é um dos ensinamentos centrais do Budismo. Neste grupo de estudos, vamos analisar a maneira como os doze elos são montados, como nos enroscamos progressivamente nas experiências até a sensação de sofrimento, agitação, tensão, desconforto e inquietação. Veremos também como podemos reverter este processo todo, resgatando assim nossa liberdade natural frente às experiências: estamos diante das experiências, mas não nos enroscamos nelas. Isto nos permite cultivar um bem-estar genuíno dotado de lucidez e discernimento
em meio às atividades e relacionamentos em nossas vidas. O material base para os nossos estudos será o texto do Lama Padma Samten intitulado “Compilação dos Ensinamentos sobre os Doze Elos da Originação Dependente” (as citações acima foram retiradas da introdução desse texto).
http://www.cebb.org.br/centros/sc/floripa/