YOGA PARA GESTANTES .
VIVÊNCIA: A IMPORTÂNCIA E ESPECIFICIDADE DAS TRANSFORMAÇÕES DE CADA PERÍODO GESTACIONAL
Com Profª Cristiani W. Bez Matsuoka

O objetivo desta vivência é então trabalhar com consciência cada período gestacional, acessando os benefícios do Yoga, com maleabilidade e adaptações seguras para que as gestantes em seu momento da gestação possam participar de toda a dinâmica.

As práticas do Yoga preparam a mulher para uma gestação mais tranquila e consciente, o que favorece o parto. O caminho do Yoga propicia a reconexão com a respiração, com o corpo como um todo e com o bebê, o que favorece o equilíbrio durante toda a transformação da gestação e prepara para as grandes mudanças com a chegada do bebê.

A gestação é sinônimo de novas descobertas sobre o próprio corpo e de transformações da mulher e do bebê que está se desenvolvendo dentro dela. É o momento de sintetizar saúde, bem estar e harmonia no corpo e na mente, descobrindo e ativando os recursos interiores necessários para gestar bem, beneficiando-se de todo o potencial feminino da maternidade.

É então fundamental darmos atenção especial a cada momento dessa maravilhosa transformação da mulher, do bebê, da vida…
Cada trimestre gestacional tem sua importância e especificidade.

No primeiro trimestre, a mulher está se adaptando aos hormônios e à nova energia que está em transformação. É comum a sensação de desconforto neste período em que todo o corpo está se adequando ao desenvolvimento do novo ser, com uma grande descarga hormonal, mas direcionar a respiração da melhor forma, com movimentos adequados, ajudam a equilibrar esse período.
No segundo trimestre, a gestante deve se sentir mais revigorada, pois as transformações são mais regulares e as práticas de estabilidade e expansão da energia através da respiração, auxiliam a manter a percepção do eixo, da consciência no bem estar, do corpo como um todo, em expansão.

No último trimestre, as adaptações ao sobrepeso devem ser feitas da melhor forma para que a conexão com o bebê e o estado natural de tranquilidade façam parte desta reta final. Também os questionamentos sobre o parto começam a fazer parte das expectativas da gestante. Técnicas respiratórias e posturas pré parto também são abordadas, mas com a consciência de que o parto adequado é aquele que a gestante pode ter em segurança para ela e seu bebê.

DINAMICA DA VIVÊNCIA: teoria e prática direcionada a gestantes, nos 3 períodos gestacionais com 3 horas de duração (intervalo de 15 minutos)
É fundamental que a gestante ao se inscrever comunique sua fase na gestação para o melhor direcionamento da dinâmica. Os pais são muito bem vindos nesta vivência.

DATA: 13 de abril, sábado – das 9:00h às 12:00h no Yogaluz Escola-Lazer. Rua professor Marcos Cardoso Filho,632.

INVESTIMENTO: R$200,00 (gestante ou casal)

VAGAS : mínimo 6, máximo 15 participantes
Inscrições até dia 10/04/19 para melhor organizar a vivência.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
48 999040504/ yogaluz@yogaluz.com.br

Sobre a professora:
Profª Cristiani W. Bez Matsuoka é mãe de 2 filhas, ministra aulas e vivências de yoga para gestantes, papais e mamães grávidos e pós parto desde 2003, atuou como doula, fez formações conceituadas em Hatha Yoga com especializações, Cursos e aprofundamentos em Yoga na India, com Professores da Bihar School of Yoga. Participou de cursos, conferências e atividades com médicos e obstetrizes da Rede de Humanização do Parto e ministrou Curso de Formação continuada para Instrutores de Yoga – especialização em atuação com gestantes.