Fases da vida
 

Fase  autoconhecimento, saúde e bem-estar

Práticas indicadas: todas as modalidades, meditação e encontros de Vedanta.

Fase adolescente

As mudanças hormonais massivas durante a adolescência podem resultar em comportamentos impulsivos, variações no humor, ansiedades, dificuldades na comunicação com os pais e inseguranças quanto a sexualidade e ao convívio social.
A prática psicofísica do yoga  nesta fase, visa possibilitar ao adolescente ouvir as mensagens de seu corpo e ficar em paz consigo mesmo. Fazer escolhas próprias de acordo com seus valores pessoais é uma descoberta muito importante, visto que é uma fase de muita ansiedade em ser aceito socialmente.
São indicadas práticas vigorosas para direcionar toda essa energia latente de uma forma construtiva, equilibrar-se emocionalmente e relaxar para aliviar as tensões e pressões.

Práticas indicadas: Hatha, Yoga Integral, Jayaprána, Ashtanga.

Fase atleta

O atleta poderá se beneficiar dos exercícios do yoga  tanto de forma regenerativa como auxílio na preparação física e mental.

Regenerativa: através da prática de posturas suaves de alongamento, flexibilidade, respiração profunda e relaxamento consciente, livre da pressão por rendimento e desempenho,  o que auxilia na recuperação músculo-articular e no alívio do estresse físico e emocional típicos do atleta de alto nível. Complementando de forma eficaz seu treinamento.

Preparação física e mental: através da complementação do treinamento por meios de exercícios de resistência muscular localizada inteligentes, alongamentos e flexibilidade conscientes, bem como exercícios respiratórios que contribuem  para o aumento da resistência aeróbia, do VO2 máximo, da  concentração, foco e alívio do stress e da ansiedade da competição. Complementando de forma eficaz seu treinamento.

Práticas indicadas:  Regenerativo: Hatha, Iyengar  e Yoga Integral / Preparação física e mental:  Sattva Yoga, Ashtanga, Jayaprána, Iyengar e Meditação.

Fase gestante

A gravidez é um episódio natural na vida de uma mulher, quando acontece uma série de alterações anátomo-morfo-fisiológicas para acomodar e adaptar a vida nascente. A prática regular de yoga ajuda a manter o corpo forte e flexível, capacitando-o para enfrentar o peso extra e a hiperatividade dos hormônios.

 Combate a fadiga, as dores nas costas, os distúrbios digestivos e as dores de cabeça, típicos desta fase. Fortalece o sistema endócrino e o sistema nervoso vitais para a saúde na gravidez e no parto.

 Os exercícios respiratórios tranquilizam os medos e ansiedades e são uma ferramenta muito importante no momento do parto e no controle da dor.

Práticas indicadas: Hatha, Yoga integral, Sattva yoga, Jayaprána.

 

Fase problemas de coluna

Os problemas das costas lideram a lista de queixas mais comuns do mundo moderno, não estão relacionadas apenas aos músculos e ossos, mas também com o que você sente, com o que você pensa e com sua atitude diante do mundo.

Através do fortalecimento da musculatura abdominal e dorsal, da tração espinal, abertura da caixa torácica, flexibilidade dos quadris e tendões das pernas,  a coluna e a auto-estima são beneficiados em todos os sentidos: Aumento da mobilidade, diminuição das dores causadas por má postura e por bloqueios emocionas, realinhamento postural e diminuição dos sintomas dos  problemas mais comuns: escoliose, hiperlordose e cifose. Promovendo força interior e confiança.

Práticas indicadas: Iyengar, Sattva Chikitsa Yoga, Jayaprána.

 

Fase redução e controle de peso corporal

Falar em redução de peso atualmente vai muito além da aparência física apenas, é uma questão de saúde fisiológica de combate e prevenção das doenças crônico degenerativas típicas do mundo moderno: diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, etc.

As práticas psicofísicas do yoga  aprofundam a atenção sobre o corpo tornando-o mais consciente dos alimentos que lhe trazem bem-estar após ingeri-los e daqueles que produzem sensação de mal estar. Ajudam também a perceber quando se está com fome realmente ou quando se quer apenas “mascarar” ansiedades, medos e inseguranças.  Auxiliando desta forma a construir uma nova  relação com os alimentos: mais consciente e confortável e equilibrada.

Práticas indicadas: Hatha, Yoga Integral, Iyengar Restaurativo: são aulas suaves que promovem a consciência no corpo e alívio da ansiedade.  Ajudam a revelar o  bem-estar de movimentar o corpo de forma natural, sem qualquer exigência de performance ou pressão externa, diminui ansiedade e o stress e eleva a auto-estima.

Ashtanga, Jayaprána, Sattva yoga: são exigentes a nível físico, auxiliando no gasto calórico, na ativação do sistema cardiovascular e na manutenção do peso corporal. Aumentam a vitalidade, a força de vontade e auto-estima.

 

Fase vestibulando e concursando

O período pré- vestibular  e pré- concursos é um dos momentos de grande pressão na vida do indivíduo, às vezes  a  pressão  é dos professores, às vezes dos pais e talvez a pior delas seja a do  próprio estudante.

Toda essa pressão pode acarretar distúrbios cada vez mais conhecidos como: problemas relacionados ao stress, síndrome do pânico, ansiedades, depressão, distúrbios alimentares: anorexia e bulimia etc. 

O Yoga nesse período, visa mudar um pouco o foco da prova para obter mais equilíbrio mental, emocional e social e desta forma melhorar o rendimento nos estudos sem desequilibrar internamente o estudante.

Ajuda a tirar a tensão do corpo, corrigir a má postura, diante do computador ou livros, permitir que a energia vital percorra o organismo, oxigenando as células e o cérebro, deixando-o alerta e acordado. Proporciona a "digestão" do conhecimento.

Os exercícios respiratórios auxiliam no momento de tensão e pressão diante um simulado ou o próprio teste se tornando uma ferramenta indispensável para reverter estados alterados como ansiedade, medo, “branco”.

Técnicas de relaxamento e meditação possibilitam o centramento  e auto-confiança.

Práticas indicadas: Todas as modalidades de yoga e meditação.

 

Fase 50 +

Consideramos esta fase, assim como no Oriente, a da sabedoria. Após a fase do trabalho, de construir família, de cuidar dos filhos, eis a fase da busca espiritual. As mudanças físicas da maturidade são inevitáveis e a aceitação dessas mudanças se faz necessária assim como a percepção de novos ganhos, exemplificados pela experiência de vida, maior tempo livre, oportunidades de crescimento e de auto cuidado. Sendo assim as práticas psicofísicas auxiliam a passar por todas as transformações físicas e emocionais típicas desta fase, auxiliando na regulação dos hormônios e na passagem pela menopausa e andropausa, fortalecendo e lubrificando as articulações, a musculatura perineal, auxiliando na mobilidade física global. Promove auto confiança, saúde física, mental e emocional, o sentir-se útil e produtivo, com tudo isso desperta para o saber ser.

Prática indicada: Hatha Yoga, Yoga integral, Iyengar Restaurativo, encontros de vedanta e meditação.

 

Fase terceira idade

Teoricamente o envelhecimento pode ser classificado como sendo biológico, social e afetivo. Nas teorias biológicas do envelhecimento o observado é o declínio e degeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e das células, surgindo assim modificações cardiovasculares, respiratórias, musculares, do sistema ósseo, do neurológico, do metabólico, do sistema digestivo, genito-urinário e fundamentalmente da pele (Guidi e Moreira, 1994, p.46 in Ângela  Furtado -Uniandrade-Revista Eletrônica).

Além desse tipo de envelhecimento ainda temos os social e afetivo decorrentes de alterações no âmbito social  como o afastamento do grupo de trabalho em decorrência da aposentadoria, a ausência dos filhos já adultos, por vezes a viuvez , tudo levando a perda do contato humano no social.

Pesquisas mostram que a Hatha Yoga contribui e muito para com a melhora da qualidade de vida da pessoa idosa, pois além de trabalhar com a quebra da rigidez corporal promove ainda uma melhora na rigidez mental (Furtado, op.cit).

Também já foi comprovado que o Yoga  é uma atividade promotora da função respiratória, tratando positivamente das Doenças Pulmonares Crônicas Obstrutivas – DPOC – que tanto acomete aqueles de mais idade (Baptista & Alves, 2005).

 Batista e Alves (2006) constataram que a “pratica de Hatha Yoga pode ser considerada uma alternativa promotora da capacidade física e da autonomia funcional que vem interferir diretamente nos aspectos psicológicos e sociais dos idosos ( Fitness&Performance Journal....2006).

 Práticas indicadas: Hatha, Yoga integral,  encontros de vedanta e meditação.

 

 

MEDITA√á√ÉO V√ČDICA.
Por Ana Cristina da Luz
veja mais
 
O Yogaluz aluga seu espaço nos finais de semana para atividades relacionadas ao seu bem estar e qualidade de vida.

Saiba como alugar
 
Receba nossas informações
de atividades e muito mais:
 
Yogaluz . Escola - Lazer
HORÁRIO SECRETARIA: Atendimento personalizado com Ana Cristina da Luz
R. Professor Marcos Cardoso Filho, 632 . Santa Mônica . Florianópolis . SC (Como chegar)
Tels: (48) 3025-1557 9904-0504