Modalidades
 

Sattva Yoga Chikitsa

Sattva Yoga Chikitsa é mais uma exclusividade do Yogaluz Escola-Lazer em Floripa, bastante difundida na America Latina e Europa.

 É uma modalidade de hatha yoga desenvolvida pelo experiente professor Gustavo Ponce a partir de uma síntese crítica dos 3 métodos mais influentes no século XX: Método Iyengar (B.K.S Iyengar), Ashtanga Vinyása Yoga (Pattabhi Jois) e Vinyoga (T.K.Desikachar).

 Se caracteriza por uma sequência de posturas (sequência madre) realizadas com o auxilio da parede e outras sequências sáttvicas que prezam pelo encadeamento gradual e biomecânico das posturas clássicas do yoga. É uma prática inteligente, segura e efetiva para o alinhamento corporal.

Utiliza também das técnicas respiratórias, de limpeza orgânica, relaxamento e meditação para equilibrar todo o Ser.

Possui intensidade moderada e pode ser executada de forma fluida ou isométrica.

É indicada à todas as pessoas, inclusive as que necessitam de algum trabalho de realinhamento da coluna vertebral, devido ao fortalecimento de todas as cadeias musculares envolvidas, especialmente as que sustentam a coluna vertebral, a cintura escapular e a cintura pélvica

Professora: Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G. Autorizada diretamente por Gustavo Ponce a ensinar Sattva Yoga Chikitsa.

 

Ashtanga Vinyása Yoga

Criada no Sul da India  por Pattabhi Jois segundo ensinamentos de seu mestre Krishnamacharya.

É uma prática fluída e intensa  onde o  foco é a coordenação da respiração e movimento  utilizando assim o metabolismo oxidativo, possibilita um  elevado gasto calórico.

Utiliza simultaneamente exercícios físicos e respiratórios, contrações de plexos e glândulas e  fixação ocular, produzindo  calor interno e profunda transpiração que desintoxica músculos e órgão internos. O resultado é uma melhora na circulação, um corpo leve e forte e uma mente calma. Pode ser considerada uma meditação em movimento.

Ashtanga: Introdução a primeira série do Ashtanga Vinyása Yoga: Como respirar Ujjay e conquistar a fluidez do movimento e respiração, criar resistência  física e mental e possibiltar a  familiarização com as posturas básicas desta série, introduzir a meditação e yoganidrá (relaxamento induzido).

 A Primeira Série: Esta série é considerado por seu criador Pattabhi Jois como " Yogaterapia" ou "Yoga Chiktsa" por ter muitas flexões do corpo à frente.  O objetivo desta aula é  possibilitar a prática de Ashtanga Vinyása conforme a tradição. Às vezes as aulas serão guiadas e às vezes serão estilo Mysore conforme a turma.

Ideal para homens, mulheres, adolescentes e atletas que gostam de praticar exercícios físicos intensos e desafiadores, tanto para o copro quanto para a mente, para auxiliar na concentração e foco.

Professora: Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G. 


 Jayaprána Yoga


Jayaprána  é um método de yoga que visa o aperfeiçoamento total do indivíduo. Desenvolvido pela educadora fisíca e especialiista em Fisiologia do exercíco, Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G.

É destinado às  pessoas do mundo atual, que trabalham muito, têm pouco tempo livre e necessitam de uma prática física objetiva e precisa, que estimule  o sistema cardiovascular, fortaleça a musculatura, promova o realinhamento postural, bem como exercite a respiração, a concentração e o relaxamento fisico-mental.

Jaya em sânscrito é uma interjeição que significa “Viva!” e Prána  “Energia Vital”. Portanto Jayaprána: Viva a energia Vital!
 
Jayaprána  leva em consideração no planejamento das aulas as estações do ano, os sistemas neuromuscular, cardiovascular,  endócrino  e sua relação com os chakras, como fatores de influência sobre o equilíbrio psico-físico-emocional do ser humano. Esse método utiliza das técnicas milenares do yoga como contrações de plexos e de glândulas, gestos reflexológicos, posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, atividades de limpeza orgânica, relaxamento, mentalizações e meditação.

A prática de Jayaprána possui  intensidade moderada à forte, fundamentada em pesquisas científicas na área de fisiologia do exercício que comprovam que exercícios  físicos  moderados à intensos promovem melhores  adaptações metabólicas, favorecendo o fortalecimento biológico e com isso o aumento da qualidade de vida.

A  aula de Jayaprána é dinâmica, criativa e planejada. É conduzida em um processo gradual composto por 3 passos:

1 -  sincronismo do movimento com a respiração baseado no Ashtanga Vinyása Yoga - para "desligar" a mente das atividades quotidianas.  (30 minutos para condicionamento cardiovascular).

2 -  alinhamento postural baseado no Iyengar Yoga e Sattva Yoga para concentrar a mente  no presente. (20 minutos para fortalecimento muscular, flexibildade e realinhamento postural).

3 -  relaxamento e/ou meditação - para absorver a prática. (10-15 minutos para equilibrar os sistemas nervosos autônomos simpáticos e parassimpáticos).
 
É indicada para homens e mulheres de qualquer idade  e fase da vida que buscam uma prática energizante, centrada, que respeita os princípios da individualidade biológica com criatividade e técnica.

Professora: Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G.


Hatha Yoga

É uma prática com um ritmo suave a moderado.  Tem como foco a flexibilidade, a redução das tensões e  o alinhamento a partir do eixo da coluna.  Auxilia no combate ao estresse, produzindo um estado de bem estar geral.

Utiliza técnicas de respiração, limpeza, relaxamento e de iniciação a meditação.

Indicado para gestantes, homens e mulheres, iniciantes, iniciados de qualquer idade e para pessoas com limitações de saúde.

Professora: Taís Sampaio, bacharel em Educação Física.


Iyengar Yoga

Esta modalidade é baseada nos ensinamentos do mestre indiano B.K.S. Iyengar.

Um correto alinhamento do corpo nas posturas, isto é, um alinhamento correto dos ossos e das articulações, permite obter um melhor equilíbrio com um menor esforço muscular. Deste modo se faz menos fadiga e se obtém uma melhor estabilidade. Um alinhamento correto favorece a circulaçäo, cria um maior espaço interno e possibilita a um equilíbrado fluxo de energia acrescentando saúde e bem- estar.

A atenção  sobre o alinhamento não enfatiza somente a execuçäo correta da posiçäo, mas objetiva ao desenvolvimento da consciência do próprio corpo que se reflete depois em todos os aspectos da vida. 

Desenvolve força, flexibilidade, concentração, equilíbrio, consciência postural e respiratória;  ajuda a eliminar o stress, dores nas costas e dores de cabeça; contribui na recuperação de doenças cardiovascularesestimula o sistema nervosoendócrino e circulatório; contribui no treinamento de diversos esportistas e atletas e na prevenção e recuperação de lesões e dores musculares.

Durante as aulas são utilizados diversos materiais como cintos, blocos e cobertores como suporte para o alinhamento nas posturas.

É um método de exercício muscular intenso, prevalecendo o exercício isométrico, isto é, maior tempo de permanência nas posturas.O ritmo e a intensidade das aulas pode ser de moderado a forte, dependendo da característica do grupo de alunos.

Promove harmonia nos aspectos físicos, mentais e emocionais e é indicada para todas as pessoas em qualquer idade! 

 Professor Marcelo Alcantara, professor certificado pela Ramamani Iyengar Memorial Instiute, em Puna - India.  http://marcelolgalcantara.wix.com/yoga

MEDITAÇÃO VEDICA -  INÍCIO DIA 10/07/17

Muitas pessoas procuram a meditação para aliviar o estresse, a ansiedade, a insônia, a depressão, a dificuldade em respirar e se concentrar, etc.

As aulas de Meditação Védica serão “guiadas” gradativamente e baseadas nas orientações do principal tratado de yoga e meditação: Yoga Sútras de Patanjali. 

A cada mês uma técnica será praticada por todos a fim de ensinar, aprofundar e descobrir qual é a técnica que funciona para cada um, bem como dar estrutura para a prática em casa e consequentemente auxiliar na aquisição do hábito de meditar em qualquer lugar, sozinho ou em grupo de forma regular.

A estrutura das aulas será composta por posturas preparatórias (ásanas), domínio respiratório (pranayama), concentração, (dhárana) e meditação (dhyana). Usaremos uma técnica por mês, que serão vivenciadas gradativamente. Por isso sugiro o mínimo de comprometimento de 1 mês para assimilar os exercícios meditativos. Lembrando que é a constância que traz benefícios duradouros.

Professora Ana Cristina da Luz.

 
Valor: Cartão de Aulas Yogaluz ou aula avulsa R$ 55,00.

 

 

MEDITA√á√ÉO V√ČDICA.
Por Ana Cristina da Luz
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