Ana Cristina da Luz

Ana Cristina da Luz

Professora

ANA LUZ – CREF 1798 – G – Diretora, educadora física , criadora do método Jayaprána Yoga e professora de meditação védica.

 

Fundadora do Yogaluz Escola-Lazer, há 21 anos estudo, pratico e ensino yoga em Florianópolis.

Sempre fui amante dos esportes: voley, handebol, bike, capoeira, trilhas, natação, surf, entre tantos outros esportes fizeram parte da minha formação. 

Por causa dessa paixão pelo esporte, me formei em Educação Física pela UDESC em 1999, 

e foi lá onde conheci o Yoga e foi ” amor à primeira prática” !  

Descobri no Yoga uma forma não competitiva de me desafiar, de me descobrir e de me desenvolver como ser humano. 

Me especializei em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho, e foi o início de minha dedicação à pesquisa científica na área de yoga e saúde. Também estudo Vedanta há mais de 10 anos para tentar compreender a mente humana. Sou autodidata em neurociências, tema que me fascina! 

Como professora acredito ser fundamental integrar o conhecimento milenar do yoga com as descobertas recentes do conhecimento científico. E é isso que ensino em minhas aulas, cursos e formações.

Por ser amante dos esportes, conheci e pratiquei diferentes estilos de yoga, e então desenvolvi uma modalidade inédita chamada Jayaprána Yoga 

para aproximar os ensinamentos do yoga com 

as descobertas nas áreas do treinamento físico, biomecânica e qualidade de vida. Me dedico a estudar e ensinar sobre como o yoga pode melhorar a saúde de todas as pessoas.

Há 16 anos sou mãe e constantemente estou tentando integrar os papéis de mãe, filha, professora, empresária, estudante e manter o equilíbrio emocional nesses diferentes papéis da vida, e é  sempre o Yoga que me põe no trilho!

Tive a sorte de estudar yoga e vedanta com grandes professores de yoga 

da atualidade tais como: Camila Reitz e Pedro Kupfer, Larry Shultz, Clayton Horton, Paul Francis, 

Michael Gannon e Matthew Vollmer; Power Yoga com Juan Anguiano e Anderson Allegro; Iyengar Yoga com Sueli Jonish, Laurent Dauzou, Gustavo Ponce e Renato Turla; Yogaterapia com Joseph Lepage e Lilian Lepage; Ayurveda com Ravi Wadhwani e Dr. José Rougué; Nada Yoga com Julio Falavina e Totti Lima; 

Vedanta com Glória Arieira, entre outros. 

Sou professora de Sattva Chikitsa Yoga, certificada diretamente por Gustavo Ponce, criador do método e também professora de meditação certificada pelo “Yoga Alliance International”.

Organizei e participei como palestrante de dois eventos de yoga muito importantes:

“Retiro Yoga e Zazen” junto com Monja Coen em 2006 e o “Primeiro Encontro Internacional de Yoga e medicina Ocidental” com Gustavo Ponce (Chile) e a neurocientista de Harvard Sibinka Bajic em maio de 2018. 

Em 2019 estive na Índia, onde estudei diretamente  com Swami Paramarthananda, no Ashram – Arsha Vdya Pitham em Rishikesh, onde renovei e firmei meus 20 anos de ensino e prática de Yoga e Vedanta no dia-dia, o que me trouxe confiança e certeza para propagar e ensinar yoga para o mundo.

Namastê!