Sobre a modalidade

Jayaprána  é um método de yoga que visa o aperfeiçoamento total do indivíduo. Desenvolvido pela educadora fisíca e especialista em Fisiologia do exercíco, Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G.

É destinado às  pessoas do mundo atual, que trabalham muito, têm pouco tempo livre e necessitam de uma prática física objetiva e precisa, que estimule  o sistema cardiovascular, fortaleça a musculatura, promova o realinhamento postural, bem como exercite a respiração, a concentração e o relaxamento fisico-mental.

Esse método utiliza das técnicas milenares do yoga como contrações de plexos e de glândulas, gestos reflexológicos, posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, atividades de limpeza orgânica, relaxamento, mentalizações e meditação.

A  aula de Jayaprána é dinâmica, criativa e planejada anualmente. É conduzida em um processo gradual composto por 3 passos:

1 –  sincronismo do movimento com a respiração  para “desligar” a mente das atividades quotidianas.  (30 minutos para condicionamento cardiovascular).

2 –  alinhamento postural baseado no Iyengar Yoga e Sattva Yoga para concentrar a mente  no presente. (20 minutos para fortalecimento muscular, flexibildade e realinhamento postural).

3 –  relaxamento e/ou meditação – para absorver a prática. (10-15 minutos para equilibrar os sistemas nervosos autônomos simpáticos e parassimpáticos).

É indicada para homens e mulheres de qualquer idade  e fase da vida que buscam uma prática energizante, centrada, que respeita os princípios da individualidade biológica com criatividade e técnica.

Professora: Ana Cristina da Luz, CREF 1798-G.