Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento
ISSN 1981-9919 versão eletrônica
Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício
w w w . i b p e f e x . c o m . b r – w w w . r b o n e . c o m . b r
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.5, n.30, p.418-426. Nov/Dez. 2011. ISSN 1981-9919
418
EFEITOS NA FLEXIBILIDADE E FORÇA DE MULHERES FISICAMENTE ATIVAS RESULTANTES
DA PRATICA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE 2 MESES DE HATHA YOGA,
MODALIDADE JAYAPRÁNA YOGA

Adriana Zenatti1, 2, Ana Cristina da Luz1,3, Rochelli Vilma de Oliveira1,4
RESUMO
O presente artigo expõe os resultados de um estudo sobre os efeitos da prática de Jayaprána Yoga na flexibilidade e força emmulheres. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como pré-experimental com delineamento pré e pós-teste. A instituição pesquisada foi uma escola de yoga em Florianópolis, que possui diversos professores e modalidades de yoga diferentes. A população do estudo correspondeu a N= 50 mulheres praticantes de yoga. Destas foram selecionados uma amostra de n= 6 mulheres, por atenderem aos critérios pré-estabelecidos.
A força dos membros inferiores foi analisada a partir do “Sargent Jump Test” e dos superiores com o teste de apoio de frente sobre o solo. A flexibilidade foi analisada a partir do Flexiteste. As pesquisadas seguiram um programa de yoga na modalidade citada durante dois meses, e após esse período os testes apontaram tendência de melhora na flexibilidade e força de forma geral, o que não invalida os benefícios comprovados pela prática de yoga. Especificamente, considerando tornozelo, joelho, tronco e ombro ocorreram ganhos nas variáveis pesquisadas. Cabe salientar que a melhora não foi mais significativa provavelmente pelo fato das pesquisadas já serem praticantes de yoga. Em suma, pode-se concluir que os objetivos das pesquisadas com a prática do yoga para melhora na saúde por meio do fortalecimento muscular, encontram suporte conforme dados obtidos nessa pesquisa.


CLIQUE AQUI: PDF COM O ARTIGO COMPLETO